O que é importante fazer antes de um processo seletivo?

Treinamundi – Jogue-se nesse mundo!

Facilitar um processo seletivo é um desafio grande. Exige um esforço contínuo na busca de ferramentas e metodologias que possam ajudar a minimizar a subjetividade e ser o mais assertivo possível. Afinal de contas, uma escolha errada pode custar caro!

Por conta disso, a gente preparou algumas dicas que podem te dar uma mãozinha e aumentar a eficiência de seu recrutamento e seleção, veja só:

Entenda bem qual é a posição a ser preenchida. Busque o máximo de informações possíveis para conseguir convidar os candidatos mais próximos do perfil. Também, para que, na hora da atividade escolhida, você tenha condições de tirar qualquer tipo de dúvida sobre a empresa e também sobre a vaga.

 

Bata um papo com o dono da vaga. Defina com o gestor quais os principais Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Valores que deseja encontrar nos candidatos. Esse alinhamento é fundamental para você ser mais assertivo no momento da avaliação.

A triagem dos currículos é fundamental. Faça uma análise detalhada deles, considerando as experiências dos candidatos. Mas, vale lembrar que sua escolha não vai se basear apenas nisso. Até porque, há profissionais com currículos excelentes, mas que na dinâmica de seleção demonstram não ter o conjunto de competências necessárias para a posição disponível.

Se for aplicar um jogo de seleção, estude o material com antecedência. Procure conhecer bem todo o conteúdo da atividade que você vai facilitar. Tem jogos com peças, tabuleiro, cartas, cases… alguns até vêm com a opção de escolher o conteúdo que se deseja ou precisa para determinados momentos.

Leia tudo atentamente, conheça as regras e a estrutura direitinho e selecione o que é mais importante abordar. Tire também um tempinho para ensaiar antes com quem mais vai te ajudar no dia. Isso vai deixar você mais seguro para apoiar os candidatos durante o processo e mais livre para fazer suas análises.

Esse texto ajudou? Deixe seus comentários.

Clique e saiba tudo sobre o Mês da Seleção

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This