Vai usar um jogo de seleção? Conheça algumas dicas para ajudar durante o play

Treinamundi – Jogue-se nesse mundo!

Usar jogos ou dinâmicas de seleção prontos para aplicação é algo superfácil de conduzir, porque já vêm com estrutura definida, todas as regras, dicas de como fazer. Mas existem algumas posturas que são importantes você considerar para desempenhar seu papel com excelência e aumentar seu nível de assertividade na escolha.  Confira:

Seja imparcial. Você pode e deve interagir com os participantes durante o jogo ou dinâmica de seleção. Mas, tente ser o mais imparcial possível, para que eles tenham condições de tomar as próprias decisões no decorrer da atividade. Os candidatos tendem a ficar muito tensos e buscam a todo momento (e a qualquer custo) respostas prontas com os avaliadores. Fique esperto!

Evite julgamentos. Se houver mais de um avaliador na sala, cuidado para vocês não fazerem nenhum tipo de julgamento ao longo da atividade. Uma ótima alternativa é anotar tudo o que estão observando e realizarem o consenso depois que o jogo acabar, sem os participantes na sala. Assim, vocês vão poder discutir e escolher os melhores candidatos.

Usar jogos ou dinâmicas de seleção prontos para aplicação é algo superfácil de conduzir…

Observe os comportamentos. É fundamental que você faça isso de forma objetiva. Anote quem está participando ativamente, como os candidatos se organizam, se tem alguém reagindo de um jeito negativo… Quanto mais atento você estiver ao que acontece dentro da sala, mais material para a avaliação você terá.

Dê foco ao que é essencial à vaga. Procure manter seu foco nas competências que são essenciais à empresa e ao cargo em questão. Afinal, nem todas as competências são fundamentais para todas as posições.

Ouça mais, fale menos. Depois que todos encerrarem suas participações, faça perguntas direcionadas ao participante que tenham a ver com o jogo ou a dinâmica proposta. Por exemplo: Como ele chegou naquela resposta? Foi fácil responder as cartas do baralho? Como foi preparar a apresentação?

Mas, cuidado na hora de escutar! Demonstre interesse pela resposta e performance dos candidatos e faça com que cada um esteja completamente seguro em relação à apresentação de suas competências e habilidades.

Esse texto ajudou? Deixe seus comentários.

Clique e saiba tudo sobre o Mês da Seleção!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This